PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO ESTADO DE SERGIPE – PDR SERGIPE

25 de janeiro de 2017

O que é o PDR Sergipe?

O PDR Sergipe é um instrumento de alinhamento entre a Política Nacional de Desenvolvimento Regional e a Política Estadual, e tem como objetivo apontar as diretrizes estratégicas e definir metas capazes de promover o desenvolvimento, de médio e longo prazos (5 e 10 anos), de Sergipe, em especial dos espaços menos desenvolvidos.

Quais são as bases para o PDR Sergipe?

O PDR terá como base os instrumentos de planejamento vigentes como o Plano Estratégico do Estado, o Plano Plurianual, a Política de Desenvolvimento Industrial do Estado, entre outros; tendo como elemento norteador os Arranjos Produtivos Locais (APL’s), identificados ou com potencial de se consolidar em Sergipe, a exemplo da cadeia do petróleo e gás, de fontes diversas de geração de energia, do turismo, da piscicultura, da cadeia leiteira, entre outras.

Quais são os espaços de ação do PDR?

O governo de Sergipe, por meio do Decreto nº 24.338, de 20 de abril de 2007, adota os Territórios de Planejamento como instrumento para planejar o desenvolvimento. Sendo eles: Alto Sertão Sergipano, Médio Sertão Sergipano, Agreste Central Sergipano, Baixo São Francisco, Leste Sergipano, Grande Aracaju, Centro Sul Sergipano, Sul Sergipano.

Quais são as etapas do processo de elaboração do Plano?

A primeira etapa dessa construção é a discussão do diagnóstico e formação de cenários para o desenvolvimento de Sergipe. Ela contou com a realização de pesquisa on-line (goo.gl/forms/cAlnVcZjHeWoDOlm2) e de entrevistas com lideranças empresariais, governamentais, acadêmicas e da sociedade civil.

Essa etapa culminou com uma Oficina, aberta ao público, dia 18 de janeiro, no Auditório do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe – ITPS, em Aracaju, ocasião em que foram apresentados e discutidos os dados socioeconômicos e opiniões recolhidas na primeira fase da pesquisa.

A segundo etapa ocorrerá em fevereiro, em oficinas de pactuação de diretrizes e metas nos municípios polos de Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Lagarto e Aracaju.

No estágio final, haverá uma oficina de pactuação e deliberação do PDR em Aracaju. A ideia é que até o mês de abril o plano seja apresentado à sociedade sergipana.

Baixe a apresentação do Diagnóstico de Sergipe – oficina de 18/01/2017

A construção do Plano deve acontecer em cerca de três meses, estando os principais eventos discriminados abaixo.

Etapas do PDR Sergipe

A Participação popular

É imprescindível uma ampla participação dos segmentos sociais, acadêmicos e empresariais de Sergipe, de modo a retratar a diversidade de aspirações e vocações existentes no estado. Essa participação pode se dar por meio das entrevistas, das oficinas e da pesquisa on-line – essa última disponível até o dia 30 de janeiro.

Órgãos responsáveis pela execução do projeto

O projeto é financiado pelo Ministério da Integração, responsável pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional, em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA, instituição vinculada à Organização dos Estados Americanos – OEA. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste– SUDENE também apoia o projeto.

Em Sergipe, a elaboração do Plano é coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri)  e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe  (Sedetec). A Execução do mesmo é feita pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), que foi contratado pelo IICA.

Qualquer dúvida sobre o evento pode ser dirimida pela Superintendência de Estudos e Pesquisas da Seplag, nos telefones: 3214-6437/4519.

Apoio:

Execução:

Realização:

2016 SEPLAG - Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo de Sergipe.
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306