PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO ESTADO DE SERGIPE – PDR SERGIPE

25 de Janeiro de 2017

O que é o PDR Sergipe?

O PDR Sergipe é um instrumento de alinhamento entre a Política Nacional de Desenvolvimento Regional e a Política Estadual, e tem como objetivo apontar as diretrizes estratégicas e definir metas capazes de promover o desenvolvimento, de médio e longo prazos (5 e 10 anos), de Sergipe, em especial dos espaços menos desenvolvidos.

Quais são as bases para o PDR Sergipe?

O PDR terá como base os instrumentos de planejamento vigentes como o Plano Estratégico do Estado, o Plano Plurianual, a Política de Desenvolvimento Industrial do Estado, entre outros; tendo como elemento norteador os Arranjos Produtivos Locais (APL’s), identificados ou com potencial de se consolidar em Sergipe, a exemplo da cadeia do petróleo e gás, de fontes diversas de geração de energia, do turismo, da piscicultura, da cadeia leiteira, entre outras.

Quais são os espaços de ação do PDR?

O governo de Sergipe, por meio do Decreto nº 24.338, de 20 de abril de 2007, adota os Territórios de Planejamento como instrumento para planejar o desenvolvimento. Sendo eles: Alto Sertão Sergipano, Médio Sertão Sergipano, Agreste Central Sergipano, Baixo São Francisco, Leste Sergipano, Grande Aracaju, Centro Sul Sergipano, Sul Sergipano.

Como o PDR Sergipe foi construído?

O PDR Sergipe foi uma construção conjunta entre poder público, academia, iniciativa privada e sociedade civil, que discutiram e convergiram na elaboração de um diagnóstico sobre Sergipe e na pactuação de diretrizes, metas e indicadores para o desenvolvimento do estado.

A participação social ocorreu em seis oficinas realizadas entre janeiro e março de 2017 nas cidades de Aracaju, Itabaiana, Lagarto e Nossa Senhora da Glória. Além desses espaços, foram disponibilizados questionários on-line para a participação dos cidadãos (263 respondidos) e entrevistadas 44 lideranças locais dos mais diversos segmentos.

Os Produtos de cada etapa do processo bem como o detalhamento da metodologia empregada nas Oficinas encontram-se nos arquivos abaixo.

Produto 1 – Plano de Trabalho;

Produto 2 – Diagnóstico Situacional Participativo e Cenários Alternativos;

Produto 3 – Diretrizes Estratégicas, Metas, Indicadores, Intervenções, Programação e Critérios de Revisão e atualização do PDR Sergipe;

Produto4 – Plano Desenvolvimento Reginal do Estado de Sergipe

Plano Desenvolvimento Reginal do Estado de Sergipe – Versão web

Realização:

2016 SEPLAG - Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo de Sergipe.
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306 - CNPJ: 13.128.798/0010-94