Seplag capacita servidores com curso de gerenciamento de convênios e contratos de repasses do governo federal

6 de junho de 2018

Começou nesta quarta-feira, 06, e prossegue até sexta-feira, 08, na Escola de Governo mais um curso de capacitação de Rede de Sistema de Gerenciamento de Convênios e Contratos de Repasses do Governo Federal (SICONV), com a participação de servidores do estado e dos municípios de Nossa Senhora Aparecida, Carmópolis e Ribeirópolis. O curso está previsto no Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG), através da Superintendência de Modernização da Gestão e do Atendimento ao Cidadão (SUMOG),

Para o superintendente da Sumog e coordenador geral da Rede SICONV em Sergipe, Rodrigo Farias, a capacitação aborda os aspectos relacionados às noções preliminares sobre as transferências voluntárias, elaboração de projetos e cadastramento de proposta e plano de trabalho. Os participantes integram oficinas de projetos e simulam o cadastramento de proposta no SICONV.

“A meta é ampliar o número de servidores com conhecimentos necessários para o envio de propostas para captação de recursos financeiros oriundos do Governo Federal, através do SICONV”, disse Rodrigo, destacando que é uma ferramenta essencial para desburocratização da máquina pública, bem como para a transparência da utilização dos recursos públicos, promovendo maior celeridade nos processos relacionados a Convênios e Contratos de Repasse.

Rodrigo ratifica a importância do Estado em fomentar e fortalecer a Rede SICONV. “Mesmo com as dificuldades enfrentadas, a Unidade Gestora do Siconv Sergipe se encontra empenhada em aprimorar o conhecimento de todos os multiplicadores e focada no objetivo de cada vez mais disseminar conhecimento na captação de recurso, desde a elaboração de uma boa proposta até sua prestação de contas”.

O diretor da Escola de Governo, Marco Freitas, explica a importância da parceria entre a Escola de Governo e a Rede Siconv. “Com a parceria, os usuários que necessitam dos cursos da Rede Siconv poderão realizar a matrícula de forma rápida e online, no sistema acadêmico da Escola de Governo. Assim que o curso for concluído, os aprovados poderão emitir o certificado online”, detalha.

Para o secretário da Seplag, Rosman Pereira, é importante essa parceria com as prefeituras e os demais órgãos estaduais. “O curso ajuda aos municípios e ao estado a captar recursos de convênios oferecidos pelo governo federal. Nesse momento de crise financeira não se concebe deixar de receber recursos por falta de conhecimento”, avalia.

Os cursos estão sendo ministrados pelas multiplicadoras Riane Espinheira e Lucianna Roberta Fernandes, sob a coordenação geral do superintendente Rodrigo Farias.




2016 SEPLAG - Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo de Sergipe.
Rua Duque de Caxias, 346 - São José - CEP: 49015-320 - Aracaju - SE
Tel: (0xx79)3226-2200 - Fax:(0xx79)3214-0306 - CNPJ: 13.128.798/0010-94